
As chuvas de verão costumam causar transtornos. Os municípios lidam com enchentes, trânsito, deslizamentos de terra e outras ocorrências. Para minimizar os efeitos dos problemas climáticos, a Câmara Municipal de Osasco tem propostas apresentadas pelos vereadores.
Uma delas, a Indicação 66/2023, de autoria da vereadora Cristiane Celegato (Republicanos), sugere a adoção do chamado bueiro inteligente.
O dispositivo é composto de duas partes. O primeiro é uma caixa coletora em forma de cesta, instalada nos bueiros, para retenção de todo o material sólido sem obstruir a passagem das águas das chuvas. O segundo elemento é um software para gerenciamento e identificação da situação dos bueiros.
Cristiane Celegato explica que “o sistema de bueiro inteligente otimiza o trabalho de limpeza, evita a obstrução da rede de esgoto, previne enchentes, evita a proliferação de roedores, insetos e outros animais peçonhentos, além de reduzir o custo operacional com a zeladoria”.
Este sistema de bueiro inteligente já é utilizado nos municípios de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Governador Valadares (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).
Outra opção encontrada pelos vereadores para preparar a cidade para as chuvas são os pedidos de limpeza de bueiro. Ao longo do ano, os parlamentares, atendendo às solicitações dos munícipes, apontam ao Executivo os locais que necessitam de limpeza. Michel Figueredo (PRD), Paulo Júnior (PP) e Adauto Tô Tô (PDT), entre outros, utilizaram deste expediente ao longo de 2023.
Por Charles Nisz
Fonte: osasco.sp.leg.br