Escola do Parlamento encerra programação de maio com curso sobre Tomada de Decisão

“Técnica Para Tomada de Decisões” foi o tema da aula promovida pela Escola do Parlamento de Osasco (EPO). Realizada nesta quinta-feira (26), esse curso finalizou a programação do mês de maio de 2022 da EPO, cujo objetivo era aprimorar os servidores da Casa com conteúdo sobre liderança.

O curso desta quinta teve o tema “Como Melhorar a Tomada de Decisões”. No dia 19, o assunto foi “Como Delegar Tarefas aos Liderados”. No dia 12, a palestra teve como tema “Feedback” e, no dia 5, data de abertura deste módulo, o tema foi “Perfis de Personalidade e Liderança”.

“A ideia foi mostrar como podemos melhorar a tomada de decisão e como isso impacta positivamente uma organização”, explicou Marli Arruda, diretora da EPO e responsável por ministrar os cursos do mês de maio.

Segundo Marli, “o que determina o que somos e para onde vamos na vida; o que determina o sucesso na solução de problemas ou realização de projetos, são as nossas decisões”. De acordo com a diretora da EPO, isso é fundamental para qualquer empresa, entidade da sociedade civil e para os órgãos públicos.

“Quanto maior a responsabilidade de uma pessoa, maiores os riscos inerentes à tomada de decisão”, disse ela na abertura do curso. Marli aponta que “decisões não são intuitivas, dependem de prática e de técnicas para a realização de melhores escolhas”.

No decorrer da exposição, Marli detalhou algumas dessas técnicas, como o brainstorm (tempestade de ideias), análise SWOT (técnica que analisa fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização) e vários outros métodos para coleta de ideias e tomada de decisão.

Para o mês de junho, estão previstos os cursos voltados para liderança, com foco em produtividade, networking, redes sociais e comunicação não-violenta. A programação de 2022 começou em abril, com os cursos de Técnica Legislativa e Redação Legislativa.

Por Charles Nisz
Fonte: osasco.sp.leg.br