Edição do Programa Nossa História valoriza instituições

Foto por Ricardo Migliorini

A primeira quinta-feira (24) do outono acordou quente e com céu azul, adicionada a uma brisa, que fez com que as bandeiras tremulassem. Assim formou-se o cenário para a realização da 29ª edição do Programa Nossa História, realizada, em parte, ao ar livre. Os convidados, para conduzir e hastear as bandeiras do Brasil, São Paulo e Osasco, representaram instituições importantes para o município, Legislativo, Sabesp e Juco.

Khelry Ingrid Alves Dalmaso, 16 anos, é estagiária da Juco e atua no Tabelião de Protestos e Títulos. Jovem consciente e voluntária, pretende se formar em Tecnologia da Informação e design.

“É com imensa gratidão que representou uma instituição como a Juco”, afirmou Khelry, ao agradecer seus familiares e especialmente seus professores. “Agradeço aos meus professores, que complementam minha formação e são importantes para minha orientação”.

A jovem aproveitou para agradecer ao vereador e vice-presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Josias da Juco (PSD), pelo apoio que o parlamentar dá para a Juco. “Sei que você não coloca barreiras para ajudar e apoiar a Juco; muito obrigada”.

Gerente-comercial da Sabesp em Osasco, Wilmara Lacerda Ferreira Correia tem a missão de aproximar a empresa do público. Profissional qualificada, divide seu tempo com o trabalho, com a família e com o envolvimento em causas e lutas dos autistas. Wilmara é mãe de uma criança autista e conhece bem a rotina das mulheres que se dividem entre o trabalho e os cuidados.

“Não por acaso, ainda celebramos o mês do Dia Internacional da Mulher. Agradeço às instituições por apoiarem a incentivarem as políticas e dar oportunidades de gênero”, afirmou Wilmara. “Agradeço por esta oportunidade e por poder pedir que vejam a importância de desenvolverem políticas públicas para todos os familiares de pessoas autistas”, afirmou Wilmara.

Levy Tedeschi completa 80 anos no próximo dia 15 de abril. Vereador em Osasco de 1977 a 1983, é proprietário de um Fusca ano 1959, primeira série nacional da Volkswagen. Radialista e político, se diz apaixonado pelo microfone e por Osasco, cidade em fez história, inclusive de emancipador.

“Tinha 16 anos quando participei das atividades de emancipação. Hirant Sanazar que me incentivou a entrar na vida política e tive a honra de sempre fazer parte das lideranças administrativas da cidade”, disse Tedeschi ao agradecer aos ex-prefeitos que o apoiaram. “Lembro-me de todos os prefeitos, mas três foram muito importantes em minha vida: Guaçu Piteri, Celso Giulio e Silas Bortolosso que sempre me incentivaram e me apoiaram”. Cristão, Tedeschi reforçou ao público presente a importância da fé e de acreditar nos desígnios de Deus. “Precisamos entregar a Deus nossos destinos e vontades, porque é ele quem comanda. Muitas coisas acontecem porque são desígnios de Deus. Porque Deus quer. Você às vezes apenas não consegue entender”.

Para Rogério Santos (PL) presidente da Frente Parlamentar Nossa História, os homenageados representam instituições que fazem parte da história de Osasco. Ele reforçou que essas instituições — Legislativo, Sabesp e Juco — servem os outros. “Esse é o sentido da vida. A vida vale a pena sempre, e o sentido da vida é não viver para si, e sim, viver para outro, para os outros. As instituições devem servir aos outros, para isso que elas existem”, frisou o parlamentar.

Ela se torna mais importante quando entregamos também a vida para aqueles que às vezes nem nos querem bem. A vida ganha mais importância quando ela não se fecha só para nós.

Em abril, a Juco completa 60 anos de existência. Josias, que carrega a instituição no nome, dirigindo as palavras para Khelry, citou o lema da Juco. “Quando vejo o azul dessa farda sempre me lembro do azul da farda, que está no coração. Porque a gente sai da Juco e a Juco não sai do nosso coração”, comentou o parlamentar no encerramento da solenidade.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude das comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

Por Ana Luisa Rodrigues
Fonte: osasco.sp.leg.br