Osasco ganha novo batistério nos 60 anos

A Prefeitura de Osasco entregou no sábado, 19, como parte do calendário de comemorações do aniversário de 60 anos da cidade, o novo Batistério “Edméia do Nascimento Amaral”, no Parque Chico Mendes, localizado na Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba. Acompanharam o prefeito Rogério Lins na entrega do novo equipamento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Aline Lins, a vice-prefeita Ana Maria Rossi, deputados, a vereadora Ana Paula Rossi (autora do projeto de denominação do batistério), secretários municipais e o presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, Lázaro Antônio Suave.

Além da piscina batismal, o espaço ganhou um deck com um púlpito para realização de cerimônias, arquibancadas para que familiares e amigos dos batizados possam acompanhar o ato e também vestiários feminino e masculino com acessibilidade.

“Nessa manhã abençoada, agradecemos a Deus pelas bênçãos na certeza de que o melhor está por vir. É uma grande alegria entregar o Batistério e realizar o sonho de muitas denominações evangélicas, que poderão realizar os batismos na cidade”, disse o prefeito Rogério Lins.

Com capacidade para 170 pessoas, fiéis de várias denominações, passam a contar com um espaço mais seguro para o ritual de batismo. Entre as novidades, banheiro e vestiário contemplando acessibilidade; barras de acessibilidade dentro da piscina batismal e em todo perímetro; uso de água específica para piscina batismal, evitando a utilização das águas do córrego, preservando o fluxo natural e os peixes.

Também foram construídos no novo Batistério, mini arquibancada para amigos e familiares acompanharem o batismo, um palco para músicos e demais oradores e um segundo palco coberto.

Pensando na segurança dos fiéis, a Prefeitura utilizou piso intertravado em algumas áreas de circulação, mantendo a permeabilidade do solo e permitindo o fluxo de pessoas antes e depois do batismo, evitando escorregões ou quedas no caso de pés molhados. Outro importante investimento visando a proteção dos fiéis são os guarda-corpos instalados em vários pontos do Batistério e que atendem as normas NBR, além de maior iluminação no espaço em relação a instalação anterior.

O paisagismo seguiu os padrões do parque que é uma área de preservação. O projeto foi totalmente executado sem a retirada de nenhuma árvore existente na área.

Com o conceito de sustentabilidade e preservação aliados a maior adequação ao uso dos religiosos, tanto no palco, no piso do deck quanto no assento da mini arquibancada foram utilizadas Madeira Plástica Ecológica. Sua composição fibrosa é obtida por meio do processo mecânico de extrusão, utilizando-se aparas industriais e resíduos pós consumo de elementos orgânicos, como palha de arroz e casca de coco, de materiais plásticos, e que apesar de ser similar à madeira natural, é uma alternativa muito mais limpa e evoluída.

Já a madeira natural, pinus tratado e envernizado, utilizada na estrutura e nas travessas, é proveniente do reflorestamento, extraída para construção civil, é tratada e aparelhada para acabamento.

Participaram da entrega os deputados federais Renata Abreu, Ely Santos e Marcos Pereira; os secretários municipais Cláudio Monteiro (Administração), Jorge Luis Cantagessi (Chefia de Gabinete), Cláudio da Locadora (Cultura), Cláudio Piteri (Educação), Rodolfo Cara (Esporte, Recreação e Lazer), Sérgio Di Nizo (Governo), Pedro Sotero (Habitação), Fábio Grossi (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Éder Máximo (Planejamento e Gestão e Comunicação), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras), José Carlos Vido (Assistência Social), Gelso de Lima (Emprego, Trabalho e Renda) e Lau Alencar (Transportes e Mobilidade Urbana); o presidente da Câmara Municipal, Ribamar da Silva e os vereadores Ana Paula Rossi, Batista de Sousa Moreira (Batista Comunidade), Carmônio Bastos, Cristiane Furlan Celegato, Elsa Natal de Oliveira, Délbio Teruel, Emerson Márcio Vitalino (Emerson Osasco), Fábio Chirinhan, José Carlos Ferreira Silva (Zé Carlos Santa Maria), Josias Nascimento de Jesus (Josias da Juco), Luís Carlos Soares de Oliveira (Julião), Paulo José da Silva Júnior, entre outras autoridades.

Texto: Juliana Oliveira
Fotos: Marcelo Deck

Fonte: osasco.sp.gov.br