Osasco intensifica ações de combate às enchentes

A Secretaria de Serviços e Obras (SSO) da Prefeitura de Osasco intensificou nas últimas semanas o trabalho de limpeza de córregos, bocas de lobo e galerias em toda a cidade para evitar transbordamentos e alagamentos durante o período chuvoso. As ações, feitas regularmente ao longo do ano, acontecem simultaneamente nas zonas Norte, Sul e Centro.

Na última quarta-feira, 5/1, por exemplo, foi feita a limpeza de córrego situado na Avenida Lourenço Belloli, no Jardim Baronesa, de onde foram retirados 15 caminhões com sedimentos. Cada caminhão suporta de 15 a 20 toneladas.

Também foi feita a limpeza de bocas de lobo e galerias nos bairros Piratininga, Açucará e Rochdale. Neste último está sendo feita a canalização do chamado Braço Morto do Rio Tietê. Na quinta-feira, 6/1, os trabalhos foram feitos na Vila dos Remédios, Helena Maria e Colinas D’Oeste.

De acordo com a SSO, na zona Norte são retirados diariamente das bocas de lobo cerca de 20 toneladas de lixo (20 mil quilos).

Na zona Sul, entre os dias 3 e 5/1, foram retiradas cerca de 10 toneladas de lixo durante a limpeza de galerias e bocas de lobo em bairros como Padroeira, Santa Maria, Santo Antônio, Bandeiras, Novo Osasco, Vila Yara, Umuarama, Veloso e 1º de Maio. No Novo Osasco, a Prefeitura está desassoreando o córrego situado às margens da Rua Luciano Francisco da Silva.

Na região central (centro e bairros como Presidente Altino, Quitaúna, Km 18, Bela Vista, Vila Osasco, Jaguaribe, Pestana, e Vila Yolanda) foram limpas 3.423 bocas de lobo, entre o início do mês de dezembro e o último dia 6/2. Na operação foram limpos ainda um córrego próximo ao condomínio Miguel Costa (Quitaúna) e outro na Rua Adolfo Marchiolli, no Km 18.

Toda essa sujeira entope bueiros e córregos e dificulta a passagem da água em dias de chuva e provoca alagamentos de ruas e avenidas.

Sendo assim, a Prefeitura pede que a população se conscientize e ajude a manter a cidade limpa, descartando corretamente o lixo nos dias e horários de coleta feita pelos caminhões, e não jogue os dejetos nas ruas e terrenos baldios. Tal atitude propicia a proliferação de insetos e roedores.

Também é necessário que se faça o descarte de entulho (como sobras de material de construção, madeiras e móveis velhos) nos quatro ecopontos e quatro miniecopontos espalhados pela cidade. Esses espaços também contam com os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), para onde a população pode levar material de reciclagem (vidro, papelão e garrafas plásticas).

Os PEVs estão espalhados por outros espaços públicos, como os parques municipais. Osasco conta ainda com três cooperativas de reciclagem: Cooperareis, CoperNatus e Coopermundi. Confira abaixo os endereços dos ecopontos e miniecopontos:

Ecopontos:
Ecoponto Jardim Mutinga: Avenida ônix, 783.
Ecoponto Novo Osasco: Rua Theodoro de Souza Brandão, 1.020.
Ecoponto Jaguaribe: Rua Fernando Miolin Filho, 150.
Ecoponto Helena Maria: Rua Belarmino Alves da Silva, esquina com a Rua Walt Disney.

Miniecopontos
Jardim Adalgisa: Rua Octávio Catelani, s/nº, esquina com a Rua Rui Alvarenga.
Bandeiras: Rua João Guimarães Rosa, 220.
Munhoz Jr.: Rua Erva Cidreira, altura do número 80.
Padroeira: Avenida Benedito Alves Turíbio, esquina com a Avenida João Paulo II.

Fonte: osasco.sp.gov.br