Osasco segue entre os principais empregadores do Estado, segundo CAGED

Osasco - Foto por Portal Rede News

Em 2021, entre os meses de janeiro e setembro, Osasco foi o município paulista que mais gerou vagas de emprego formal entre os maiores empregadores do Estado de São Paulo (municípios que empregam mais de 100.000 trabalhadores). O estoque total de postos de trabalho na cidade passou de 153.652 para 173.605, alta de 12,99%, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A Capital segue como a principal geradora de postos de trabalho formal do Estado. No período analisado foram 322.027 novas vagas, o que levou o estoque total de empregos formais de 4.277.084 em dezembro de 2020 para 4.599.111 em setembro de 2021, alta de 7,53%.

Em números absolutos, com quase 20 mil novas vagas criadas em 2021 (19.953), Osasco fica na 4ª posição, atrás da capital, de Barueri e de Campinas, que abriram, respectivamente, 322.027, 20.944 e 20.431 vagas.

A alta leva em consideração a geração de vagas em comparação ao estoque total do final do ano passado. A quantidade de novas vagas geradas, por sua vez, é calculada considerando o saldo de admissões e desligamentos no período. Com a alta até setembro de 2021, Osasco ultrapassou Santos e Jundiaí e já é o 10º maior município do Estado em quantidade de empregos formais.

Os números refletem as transformações recentes da economia de Osasco. A cidade, que já se configurou como um importante polo industrial, hoje se destaca como uma economia predominantemente de serviços. Além de contar com um dos maiores polos de comércio varejista do Estado, o Calçadão da Rua Antônio Agú e seus arredores só ficam atrás da região da Rua 25 de Março em número de lojas e movimentação de frequentadores.

O município é sede de grandes empresas do segmento de comércio e serviços que atuam no país, com destaque para Bradesco, Mercado Livre, Ifood, Rappi, Uber, 99, B2W Digital e Dafiti, entre outras.

Pode-se dizer que o perfil das grandes empresas com sede em Osasco, ligadas a setores financeiro, logística, comércio eletrônico e aplicativos de transporte e entrega de supermercados e refeições, que já vinham crescendo acima da média da economia e foram até impulsionadas pela crise recente, bem como a chegada da Rappi, da Uber, da Magazine Luiza, da Ambev, da Camil, da Agaxtur, entre outras, e a abertura de lojas da Havan e da MercadoCar, ajudam a explicar o ótimo desempenho do mercado de trabalho de Osasco no ano.

Fonte: osasco.sp.gov.br