Prefeitura de Osasco conclui instalação de vigas em viaduto de acesso ao Conjunto Miguel Costa

A Prefeitura de Osasco concluiu na terça-feira, 12/10, a instalação de vigas de sustentação das lajes do viaduto que está sendo construído na Avenida dos Autonomistas e que dará acesso ao Conjunto Residencial Miguel Costa, em Quitaúna. As atividades haviam sido iniciadas dois dias antes.

Foram instaladas 15 vigas medindo entre 16 e 36 metros e que pesam entre 30 e 65 toneladas cada. Na operação foram usados 4 guindastes, com capacidade individual para até 750 toneladas. A avenida teve de ser fechada parcial e depois totalmente.

A circulação de trens da linha 8 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também foi interrompida entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba em dois momentos: entre a 0 hora do dia 10 e 3 horas do dia 11 e da 0 hora do dia 12 até as 3 horas do dia 13.

O transporte de passageiros nos horários de funcionamento das estações foi feito por ônibus do sistema Paese e vans do projeto Servindo (para passageiros com mobilidade reduzida).

Durante as interdições na Autonomistas, o trânsito foi desviado, com orientação aos motoristas por agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e distribuição de folhetos com informações sobre as rotas alternativas. Também foram instaladas faixas de sinalização em todo o trajeto.

O viaduto vai beneficiar diretamente mais de 4.500 pessoas, que passarão a ter acesso direto a suas moradias no Miguel Costa, construído pela prefeitura.

Ele integra um sistema viário de aproximadamente 700 metros, com duas pistas, rotatória, alça de acesso à área militar, guias, sarjetas e cabeceiras, além de uma área de esportes e lazer no canteiro central e iluminação. O projeto também envolve plantio de árvores para compensação ambiental.

Com a obra, o quartel do Exército também passará a contar com um acesso mais regular e a CPTM poderá fechar a passagem em nível, eliminando riscos de acidentes.

A estimativa é de que 1.150 veículos leves transitarem no local diariamente, além de linha urbana de ônibus. A estrutura está dimensionada para suporte de veículos pesados de até 60 toneladas.

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

Fonte: osasco.sp.gov.br