Parlamentares comemoram aprovação no Senado de projeto que cria programa de proteção e promoção da saúde menstrual

Vereadora Elsa Oliveira comemora aprovação de projeto para distribuição de absorventes às mulheres de baixa renda. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Os parlamentares osasquenses aprovaram por unanimidade uma Moção de Congratulações proposta pela vereadora Elsa de Oliveira (Podemos) que parabenizou o Senado Federal pela aprovação do Projeto de Lei 4.968/2019, da deputada Marília Arraes (PT-PE), que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes e mulheres de baixa renda.

Há meses, o Legislativo osasquense discute a questão da dignidade menstrual. A vereadora Ana Paula Rossi (PL) propôs ao Executivo que dê acesso a absorventes higiênicos a mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, incluindo estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

Elsa de Oliveira expressou sua satisfação pela aprovação do PL no Senado, que agora vai para sanção presidencial.

“É a primeira vez na história que vai ter um programa destinado à proteção e a promoção de saúde menstrual” comemora a parlamentar. “Nos tempos em que vivemos, em que a economia foi tão prejudicada pela pandemia, as pessoas não têm dinheiro nem pra comprar alimentos e, quem dirá, para comprar itens de higiene pessoal”.

De acordo com a parlamentar, o projeto vai contemplar mais de 5,6 milhões de mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o país. “A gente sabe a evolução que esse projeto significa e sabemos também a importância de pensarmos políticas públicas destinadas às mulheres”, esclareceu Elsa de Oliveira.

Por Ana Luisa Rodrigues