Osasco: Fachada do Fundo Social recebe Jardim Vertical

O Fundo Social de Solidariedade de Osasco retomou as atividades na sede da Avenida Lázaro de Mello Brandão, 140, na Vila Campesina. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para retirada de cestas básicas, fraldas geriátricas, cadastramento e demais solicitações.

O atendimento vinha ocorrendo temporariamente no Espaço Mãos do Futuro, por conta da reforma de manutenção e zeladoria executada pela Secretaria de Serviços e Obras (SSO).

Com a reforma, a fachada do Fundo Social de Solidariedade recebeu um Jardim Vertical, feito pela equipe do Departamento de Plantio e Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),

O Jardim Vertical tem um letreiro gigante composto por estrutura metálica e vasos com mudas de samambaias e arbustos iresine de cor avermelhada que compõem a frase “Eu amo OZ”.

A palavra “amo” está representada por um coração e vasos de iresine, bem ao centro, e Osasco representado pelo “OZ”, como é popularmente chamada. O painel celebra o início da primavera, estação mais florida do ano, e foi idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins.

“Queria deixar o paredão branco um pouco mais humanizado e pensei em criar um jardim com flores ou fazer um grafite para os munícipes terem um ambiente mais acolhedor quando vierem buscar atendimento aqui no Fundo Social. Procurei o secretário de Meio Ambiente, Fábio Grossi, para ver a possibilidade de fazer o jardim vertical. Após estudarmos a ideia, Grossi sugeriu o painel ao invés da pintura. Ficou lindo e valorizou muito o prédio, além de trazer vida ao espaço, porque as pessoas param e tiram fotos. É muito bom ver intervenções como essa no nosso município”, disse Aline Lins. 

“Tivemos o cuidado de elaborar o Jardim Vertical com um sistema de irrigação totalmente automatizado, sem que haja necessidade de irrigação manual, até mesmo por conta da altura”, explicou Grossi.

O Jardim Vertical também recebeu iluminação. “Ele tem um sensor de fotocélula que aciona a iluminação assim que começa escurecer”, disse Grossi.

Outra intervenção de paisagismo e arborização pelas ruas de Osasco realizada pela Semarh é o jardim florido recém-implantado no antigo chafariz do Bulevar Ulisses Dante Batiston.

Quem passa pelo local encontra diversas flores em tons amarelo, vermelho, laranja e róseas de flores e arbustos como dracena, cravo de defunto, erika, azaleia, icsória, entre outras.

Em breve, o canteiro central do Bulevar Ulisses Dante Batiston, que tem aproximadamente 50 metros de extensão, receberá um jardim com palmeiras e flores diversas.

As equipes seguem realizando o plantio diário em vários locais. Todas as entradas da cidade receberão melhorias e novo paisagismo. Na entrada de Osasco, saindo da Rodovia Castello Branco para acessar a avenida Presidente Kennedy, foram plantadas mais de 300 mudas de primavera.

Na divisa de São Paulo com Osasco, entre a Avenida Corifeu de Azevedo Marques e Autonomistas, estão sendo feitas melhorias e o local receberá novo paisagismo.

O canteiro central da Avenida dos Autonomistas, entre a Vila Yara e o bairro Km 21, está recebendo plantio de flores de várias espécies.

Mais de 200 mudas de ipês coloridos foram plantadas na extensão do Córrego Bussocaba, desde a sede do Bradesco até o Viaduto Metálico, durante ação da Semana da Árvore.

A Praça Osvaldo José Matias, localizada em frente à UBS Vila Menck, recebeu mais de 30 mudas de árvores frutíferas nativas. Mais de 150 mudas de coqueiros serão plantadas na Avenida Sport Club Corinthians Paulista.

A antiga fonte, localizada em frente à entrada principal do Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos (Parque da Fito), terá um novo visual com implantação de um mega jardim.

Todas essas intervenções integram o plano de arborização de ruas e avenidas da atual administração para melhorar a qualidade de vida, a qualidade do ar e a paisagem, promovendo, com o aumento desses espaços verdes, maneiras naturais de resfriamento da temperatura na cidade.

Texto: Olga Liotta
Imagens: SEMARH/PMO

Fonte: osasco.sp.gov.br