Gol enfrenta crise de caixa com prejuízos de isolamento social se acumulando

A Gol disse nesta sexta-feira que seu consumo diário de caixa pode aumentar até quatro vezes nos próximos três meses em comparação ao segundo trimestre, acumulando prejuízo em 2020 que já soma 4,3 bilhões de reais.

A empresa está tendo dificuldades, como quase todas as companhias aéreas do mundo, devido às medidas de isolamento social que derrubaram a demanda por viagens aéreas. O prejuízo do segundo trimestre foi de quase 2 bilhões de reais.

As próprias previsões da Gol mostram que, em breve, a compnahia poderá enfrentar uma crise de liquidez. A companhia aérea está programada para reembolsar a Delta Air Lines em setembro por um empréstimo avaliado em 300 milhões de dólares. Se pagar o empréstimo, poderá queimar mais caixa do que o valor que tem disponível no momento.

Atualmente, a Gol tem 416 milhões de reais em caixa e equivalentes, embora diga que sua liquidez total é muito maior, de cerca de 3,3 bilhões de reais.

“O apoio contínuo dos stakeholders da Gol é fundamental para garantir que a companhia mantenha os meses necessários de caixa disponível para atravessar a crise”, afirmou a companhia.

As rivais regionais Avianca Holdings e Latam Airlines Group entraram em recuperação judicial em maio, em parte por causa de dívidas que vencem no curto prazo e não devem conseguir pagar.

A queima de caixa da Gol deve aumentar, no entanto, independente de a empresa pagar a Delta ou não.

A companhia aérea afirmou que queimou 3 milhões de reais em caixa por dia no segundo trimestre e que a conta vai subir para 12 milhões nos próximos três meses se pagar a Delta. Se a Gol não honrar o compromisso com a Delta, os desembolvos diários de caixa ainda assim vão dobrar para 6 milhões de reais.

Fonte: br.reuters.com