Tempo vai permitir lançamento da nave da SpaceX e NASA?

Está marcada para este sábado, 30 de maio, a segunda tentativa de lançamento da espaçonave Crew Dragon, da Space X. Esta é uma parceria inédita da Nasa com a SpaceX que vai permitir o lançamento da primeiro voo tripulado, depois de um jejum de 9 anos sem lançamentos tripulados com origem dos Estados Unidos.

A nova tentativa está marcada para este sábado, 30 de maio. A segunda tentativa  de decolagem da espaçonave será às 16h22 pelo horário de Brasília, e o local ainda será o mesmo, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. 

Problemas com o tempo

O evento havia sido marcado para a última quarta-feira, 26 de maio às 17h33 pelo horário de Brasília. No entanto, por conta das condições do tempo, o voo precisou ser adiado para este fim de semana. O problema é que o tempo estava instável, com chuva no local.

Mas as condições do tempo neste sábado, 30, também não estão completamente favoráveis para o lançamento. 

O METAR, que é a informação meteorológica horária, do Cabo Canaveral, na Flórida, onde está o Kennedy Space, local do lançamento,  indicou chuva forte com raios (heavy rain with thunder)  na madrugada (3, 4, e 5 UTC, ente meia-noite e 4 horas da madrugada, em Brasília), deste sábado. 

 Consulte informação completa aqui: (https://tgftp.nws.noaa.gov/weather/current/KXMR.html)

Às 15h15 deste sábado, 30, hora de Brasília (18h15 UTC), relâmpagos eram observados por lá.

O lançamento da Crew Dragon também foi impactado por causa da pandemia de coronavírus, portanto o público não poderá se aglomerar próximo ao local marcado. O aconselhável é que todos acompanhem através das redes sociais.

O evento histórico, que conta com esta grande e inédita parceria entre a NASA e a SpaceX, está sendo transmitido ao vivo desde 12h e vai até o momento da chegada à estação espacial.  Confira no link abaixo:

NASA e SpaceX levam astronautas ao espaço neste sábado

Fonte: climatempo.com.br