Prefeitura amplia atendimento para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem ampliado os serviços para as pessoas em situação de rua durante o período de quarentena em virtude do coronavírus. Há um pacote de ações, prevendo desde atendimento pela equipe do Consultório de Rua até local para banho, troca de roupas, café da manhã, almoço e jantar.

Além do Serviço de Acolhimento Institucional (albergue), no Rochdale, equipado, inclusive, para receber famílias, a Prefeitura disponibilizou uma residência no Jardim Bela Vista para atendimento exclusivo de pessoas em situação de rua que apresentem os sintomas da Covid-19.

Outro serviço é oferecido na região central (Rua Ester Rombenso), no Centro, onde eles podem tomar banho, fazer a troca de roupas e ter café da manhã, almoço e jantar. O serviço é mantido numa parceria das secretarias de Assistência Social e de Esporte e funciona de segunda a sexta, das 10h às 15h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h.

A Prefeitura também tem um importante parceiro, o Instituto Espírita Obreiros do Bem, que doa tíquete alimentação para almoço e jantar no Restaurante Bom Prato, localizado na Rua João Collino, 240. O almoço é servido das 11h às 15h e o jantar, das 17h30 às 19h.

Para acolher o maior número de pessoas em situação de rua, a Prefeitura também firmou contrato com o Hotel Íbis, que poderá receber até 30 pessoas. Elas terão direito a café da manhã, almoço e jantar.

“Lidamos com uma questão sem precedentes na história recente, com um risco real e crescente, para o qual a humanidade vem dedicando enormes esforços no seu enfrentamento. Trata-se de um momento novo, que requer respostas rápidas e assertivas, cujo atendimento tardio pode ter como consequência a morte de um número incalculável de pessoas”, explica o secretário de Assistência Social, Cláudio Piteri.

De acordo com ele, o atendimento às pessoas em situação de rua em hotéis ou similares não é ação exclusiva, tampouco trata-se de pioneirismo do município de Osasco. “Há exemplos de tal iniciativa em Cuiabá, Salvador, Niterói e também experiências internacionais, como Londres e Praga”, ressalta.

Em Osasco, a decisão pela contratação de vagas em hotel considera o esgotamento de vagas nos serviços de acolhimento, na necessidade de realização de distanciamento social com a redução da quantidade de pessoas por dormitório e eliminação de espaços de uso coletivo, e ainda na garantia de segurança alimentar, acesso à agua potável e condições adequadas para realização de higienização.

A Secretaria de Assistência Social será responsável pelos encaminhamentos para o hotel e a porta de entrada será realizada pelo Serviço de Acolhimento Masculino do Rochdale.

Texto: Talita Castro Imagens: Marcelo Deck

Fonte: osasco.sp.gov.br