Mítico vulcão Krakatoa, na Indonésia, entra em erupção

O mítico vulcão Krakatoa, localizado entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado (11), após uma violenta explosão. Uma coluna de cinzas subiu a mais de 650 metros acima do nível do mar.

Nas redes sociais, relatos informam que a explosão foi ouvida em Jacarta, capital do país, localizada a 150 km do vulcão.

“A atividade vulcânica diminuiu e as pessoas são aconselhadas a não entrar em pânico”, disse o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres da Indonésia, Agus Wibowo, em comunicado divulgado neste sábado.

Em 2018, uma explosão do vulcão gerou um tsunami que matou 281 pessoas e deixou mais de mil feridos.

Histórico de destruição

O Krakatoa teve uma grande explosão em 1883. A ilha desapareceu quando o vulcão homônimo, no monte Perboewatan – supostamente extinto – entrou em erupção. Esta é considerada a segunda erupção vulcânica mais fatal da história e a sexta maior erupção do mundo.

A caldeira de magma do vulcão possuía aproximadamente 16 km de diâmetro. O vulcão não parou de cuspir lava e houve ainda outras erupções durante todo o ano. Antes da erupção, a ilha possuía 882 metros de altitude, mas após a erupção a ilha foi riscada do mapa, tendo-se um lago formado na cratera do vulcão, onde hoje vivem várias espécies de plantas e pássaros.

A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e causou mais de 36 mil mortos. Sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude.

Os efeitos atmosféricos da catástrofe, como poeira e cinzas circundando o globo, causaram estranhas transformações na Terra, como súbita queda de temperatura e transformações no nascer e pôr do Sol por aproximadamente 18 meses e levando até anos para voltar ao normal. Todas as formas de vida animal e vegetal da ilha foram destruídas.

Atualmente, na região da cratera, há uma nova formação rochosa em andamento chamada Anak Krakatau (Anak Krakatoa, filho de Krakatoa ou Krakatau), vulcão que explodiu neste sábado e já possui mais de 324 metros de altura.

Fonte: aquinoticias.com