Prefeitura presta contas das ações de Saúde de Osasco em 2019

Nesta sexta-feira (28), foi realizada uma Audiência Pública para prestação de contas da área da Saúde de Osasco, referente ao 3° Quadrimestre de 2019. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Osasco e mostrou as ações do ‘Plano Plurianual de Saúde: 2018-2021’ executadas no período.

Estavam presentes na reunião o prefeito Rogério Lins (PODE), o secretário de Saúde, Dr. Fernando Machado Oliveira, o diretor de Gestão e Controle, Dr. Eduardo Santana Cordeiro, e os vereadores: Alex Sá (PDT), Ana Paula Rossi (PL), De Paula (PSDB), Jair Assaf (PROS), Josias da Juco (PSD), Lúcia da Saúde (DC), Ni da Pizzaria (PODE), Pelé da Cândida (PSC), Ribamar (Sem partido), Ricardo Silva (REP), Rogério Santos (PODE), Tinha Di Ferreira (PTB), Toniolo (PC do B).

Investimentos

O secretário de Saúde de Osasco, Dr. Fernando Machado Oliveira, afirmou que os investimentos na área de Saúde do município foram altos. Foi investido na área da Saúde mais que o dobro do que determina a legislação. Em 2019, Osasco investiu 30,06% dos recursos da cidade em Saúde, totalizando R$ 606.984.754,34.

Ações

O prefeito Rogério Lins respondeu aos questionamentos dos vereadores, que pediram melhorias na área. “Eu não sou daquelas pessoas que acham que está tudo bem, não. Muito pelo contrário, a Saúde é um desafio tanto para a área pública quanto para o setor privado. Quando assumimos o governo, nós atendíamos de 15 a 17 mil pessoas por dia na atenção primária. Ontem foram atendidas 36 mil pessoas. O número de pessoas atendidas dobrou. Melhorar a Saúde é minha obrigação. O que está bom, nós vamos trabalhar para ficar muito bom e o que está muito bom, vamos trabalhar para ficar ainda melhor. Na Saúde você nunca pode se acomodar”, garantiu Lins.

O prefeito comemorou, ainda, que as contas da secretaria de Saúde foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde. “As nossas contas foram aprovadas com nove votos favoráveis e duas abstenções”. 

Lins aproveitou a reunião para anunciar que em 90 dias será implantado na cidade o serviço de ressonância magnética e que está sendo finalizada a locação do imóvel onde será feita a primeira clínica de hemodiálise municipal de Osasco.

Estrutura

Osasco conta com um Hospital Municipal, um Hospital Regional,  uma Maternidade, 35 Unidades de Referência em Saúde, nove Prontos-Socorros e UPAS, 10 Bases SAMU e outras ambulâncias, cinco equipamentos de Serviços Especiais de Atenção (Idoso/Diabetes/Trabalhador/Domiciliar), três Centros de Atenção Psicossocial, duas policlínicas, dois postos odontológicos (Postos/Posto Móvel/CEO), três Centros de Vigilância em Saúde (Zoonoses/Sanitária/Epidêmico/Estado), uma Casa da Mulher, duas Centrais de Regulação, uma Farmácia Central, além do Centro Edmundo Burjato (Centro de Convivência e Cooperativa, que atende pessoas com deficiência).

Por Anderson Cavalheiro

Fonte: osasco.sp.leg.br