Ética e meio ambiente em debate na Câmara

Enquanto não olharmos para os que não tiveram as chances que tivemos, e ajudarmos a superarem as dificuldades, não vai ter mundo para vivermos”. Foi assim que a presidente do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, Ana Maria Domingues Luz, definiu a importância do trabalho de educação ambiental durante palestra ministrada na manhã desta quarta-feira (5), na Câmara Municipal de Osasco.

Organizado pela Escola do Parlamento de Osasco (EPO), o evento foi aberto ao público e teve como objetivo levar conscientização sobre o tema “Ética e Meio Ambiente” aos vereadores, servidores do Legislativo osasquense e à população em geral.

A ambientalista Ana Maria mostrou o papel transformador da educação ambiental nas pessoas, estimulando a consciência sobre o meio em que se vive e promovendo geração de renda.

A presidente do GEA falou sobre os processos de reaproveitamento de cada tipo de material, como plástico, papel, óleo, lixo eletrônico, deixando claro que, antes de promover a reciclagem, o mais importante é fazer a separação adequada dos itens, para que tenham uma destinação correta e sustentável.

O Instituto GEA completou 20 anos em 2019 e hoje atende a clientes como Petrobras, Odebrecht, Nestlé, Mc Donald´s, Transpetro, entre outros.

O GEA trabalhou na implementação programas de coleta seletiva de lixo em empresas como a Casas Bahia, Nextel e Daslu. Além disso, a organização social atua em parceria com órgãos públicos na capacitação de catadores para atuação em cooperativas de reciclagem.

PROJETO FAIXA LIMPA

Ana Maria apresentou o Projeto Faixa Limpa, em parceria com a Transpetro, para a preservação de áreas localizadas junto à faixa de dutos da Transpetro Barueri-Utinga (OBATI).

O Instituto promove ações de educação socioambiental nas cidades do entorno. “Em Osasco, no Jardim Aliança, o projeto transformou faixa em um campinho, pista de caminhada e estamos trabalhando para formação de horta comunitária”, explica a representante do Instituto.

COLETA SELETIVA NA CÂMARA

O diretor da EPO, Marcos Arruda, salientou que a palestra teve como objetivo levar conhecimento e capacitação aos participantes.

Arruda lembrou que a Câmara está viabilizando a implantação de um sistema de coleta seletiva, para a destinação adequada do lixo, com o encaminhamento para cooperativas de catadores, promovendo geração de renda.

Aprovado em plenário no final de 2019, o projeto foi idealizado pelo vereador De Paula (PSDB), que também participou da palestra.

“Esse é o primeiro passo de uma grande caminhada que precisa da ajuda de todos”, afirmou o vereador. A expectativa do parlamentar é que a ideia se espalhe não só pela Câmara, mas por toda a cidade.

Texto: Daniele Simões

Fonte: osasco.sp.leg.br