Osasco recebe 6 mil doses da vacina pentavalente

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu nessa semana, 6 mil doses da vacina pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, além de combater uma bactéria que causa problemas respiratórios. De acordo com o calendário de vacinação, as crianças têm que tomar as doses aos dois, quatro e seis meses.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estavam sem abastecimento da vacina. Isso porque, em julho de 2019, a Anvisa recolheu lotes da pentavalente porque foram reprovados no controle de qualidade. Desde outubro, estava faltando vacina em quase todo o Brasil. A compra das vacinas é feita pelo Ministério da Saúde, que as repassa aos Estados e esses enviam aos municípios.

Em Osasco, as vacinas chegaram nessa semana. A Secretaria de Saúde está abastecendo as UBSs e as mães ou responsáveis poderão vacinar seus filhos a partir de segunda-feira, 20/1.

De acordo com o Ministério da Saúde, o abastecimento deverá ser normalizado em março. Em Osasco, as seis mil doses, de acordo com avaliação da Secretaria de Saúde, supre a urgência, ou seja, situações de mães que procuraram pela vacina e não a encontraram.

Serviço 

Osasco recebe 6 mil doses da vacina pentavalente

Vacinação: a partir de segunda-feira, 20/1, nas UBSs

Levar a carteirinha de vacinação 

Fonte: osasco.sp.gov.br