Número de audiências públicas cresce na atual legislatura

Por Anderson Cavalheiro

Audiências Públicas são reuniões abertas, acessíveis e públicas, em que ocorre um extenso debate entre os vários segmentos da sociedade e autoridades públicas sobre algum assunto de interesse coletivo. Na atual legislatura da Câmara Municipal de Osasco houve um aumento significativo no número dessas audiências. Somente em 2019, já foram realizadas 29 reuniões.

O chefe da Divisão de Serviços Parlamentares, André Patrício, destacou que, além do aumento do número de audiências públicas, a participação popular nessas reuniões também aumentou. “Atualmente, ampliamos a divulgação dessas audiências. Agora além de serem divulgadas através do nosso site, também são publicadas na Imprensa Oficial do Município de Osasco e nas redes sociais, como Facebook Instagram. Por outro lado, notamos um interesse maior da população em participar desses debates sobre temas importantes para o município. Isso faz parte do processo democrático”, comentou.

Participação

Temas como saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, entre outros, são tratados em reuniões que podem acontecer dentro da Câmara Municipal de Osasco ou em lugares próximos às comunidades. Esses eventos são abertos à toda a população que pode participar, não apenas como expectadora, mas também ativamente, fazendo perguntas, criticando e dando sugestões para os representantes da Administração Municipal e do Legislativo.

Políticas públicas

André Patrício explicou que um aumento no número de Audiências Públicas significa que mais projetos e políticas públicas estão sendo debatidos junto à população. “A participação popular ganha protagonismo nessas audiências, é importante cada vez mais pessoas participem da construção de políticas públicas que vão afetar diretamente a vida dos habitantes da sua comunidade”, finaliza.

Fonte: osasco.sp.leg.br