Após abordagem, homem portador de HIV morde GCMs na Cracolândia

Rafael Lima de Souza, de 26 anos, foi detido após morder três GCMs (Guardas Civis Metropolitanos) durante uma abordagem na avenida Duque de Caxias, na região central de São Paulo, às 00h40 desta quinta-feira (19). 

Na delegacia, os GCMs relataram que, enquanto eles faziam abordagens, Rafael passou entre os suspeitos e os agentes. Os guardas teriam solicitado que ele desse a volta, mas ele não o fez. Segundo os guardas, Rafael passou a ofender o trio de GCMs, desacatando-os.

O homem teria derrubado a prancheta de um dos guardas e todos os documentos caíram no chão. De acordo com os GCMs,  Rafael resistiu a abordagem com chutes e xingamentos.

Raimunda Nonato de Souza, de 66 anos, é avó de Rafael e estava perto do local onde o neto foi abordado. Ela foi chamada para acalmá-lo. Os guardas deram voz de prisão ao homem e pediram apoio da Polícia Militar. De acordo com o boletim de ocorrência, Rafael tomou um bastão e passou a desferir golpes contra os GCMs, além de mordê-los, mostrando-se descontrolado em fúria.

Mordida no pulso do GCM

Mordida no pulso do GCM

Reprodução Record TV

Na sequência, Rafael e os três Guardas Civis Metropolitanos, todos com alguma lesão, passaram por atendimento médico no Pronto Socorro na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.

Exames comprovaram que o homem é portador do vírus HIV e hepatite e indicaram que a carga viral dele estava muito elevada por não fazer tratamento. Os GCMs mordidos terão de tomar um coquetel de remédios preventivamente e vão passar por acompanhamento médico e psicológico.

Outra versão

Rafael não sabia informar que tipo de exame fizeram no hospital e disse que nenhum resultado foi entregue a ele.

Na delegacia, Rafael relatou que avó o esperava no carro porque ele foi comprar um hambúrguer, quando passou pelo local onde os GCMs faziam abordagens.

Os GCMs teriam mandado que Rafael desse a volta e ele relatou que recebeu um soco no peito e, por causa da agressão, passou a xingar os guardas. Na sequência, ele diz ter sido agredido por outros guardas, que tentaram imobilizá-lo com golpes do tipo mata-leão. Rafael contou que, naquele momento, deu mordidas para se desvencilhar dos golpes.

Segundo Rafael, os policiais o colocaram na viatura com algemas e foram até o hospital, onde lhe aplicaram uma injeção com medicação.

Durante a elaboração do boletim de ocorrência, Raimunda afirmou que foi vítima de furto. Os objetos foram levados de dentro do fusca, que estava estacionado em um local mais distante.

Os usuários de drogas da região aproveitaram a confusão para levar os pertences da idosa, quebrando o vidro do veículo. Foram roubadas malas e compras.

A avó informou à polícia que Rafael chegou a fazer tratamento psicológico em outra oportunidade, mas que não deu continuidade ao tratamento.

A polícia vai apurar se houve algum tipo de excesso na ação da GCM. O caso foi registrado no 2º DP, no Bom Retiro, como resistência, desacato, lesão corporal e furto qualificado. Rafael foi liberado.

Fonte: r7.com