Bovespa fecha em alta e renova recorde histórico

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, passou a subir nesta quarta-feira (30), após a nova redução nas taxas de juros dos Estados Unidos, com investidores repercutindo a divulgação de resultados trimestrais de diversas empresas, e à espera da decisão do Copom sobre os juros por aqui.

No final da tarde desta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia a nova taxa básica de juros da economia brasileira. Os analistas preveem uma nova redução na Selic, que hoje está em 5,5% ao ano. Se confirmada a nova redução, a Selic atingirá o menor patamar em 30 anos, ou seja, desde que o Banco Central começou a série histórica.

Ainda da agenda doméstica, continuam em pauta as reformas propostas pelo governo, destaca a Reuters, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmando que a reforma tributária é a atual prioridade do Congresso e que a reforma administrativa deve ficar apenas para o próximo ano.

No âmbito político, o mercado repercute a notícia que um dos suspeitos da morte da vereadora Marielle Franco entrou no condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro tem casa no Rio de Janeiro dizendo que iria à casa do então deputado, mas, na verdade, foi para a residência do ex-policial Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora e seu motorista, Anderson Gomes, em março do ano passado.

“Embora tenham passado um pouco do padrão dos ‘ruídos’ anteriores, não se sabe se haverá algum respingo para o mercado”, informou a Terra Investimentos em nota a clientes. Já a Levante Investimentos afirmou que “de qualquer forma, os investidores não devem repercutir negativamente a notícia nos ativos – ainda mais em um dia agitado, com decisão de juros por aqui e nos EUA. Estaremos atentos para qualquer outro desdobramento”.

Juros e dados dos EUA

Já nos Estados Unidos o Fed reduziu a taxa básica em 0,25 ponto percentual, na terceira redução do ano, levando a taxa de juros para a faixa entre 1,50% a 1,75%. No comunicado, o Fed voltou a apontar que o mercado de trabalho norte-americano continua forte, com a taxa de desemprego seguindo em patamar considerado baixo. Além disso, citou que a economia segue crescendo moderadamente.

No entanto, foi retirado do texto o compromisso de “atuar para apoiar o crescimento”, o que pode ser interpretado como uma pausa no ciclo de corte de juros.

Após a divulgação da decisão, o chefe do Fed, Jerome Powell, disse em coletiva de imprensa que o órgão acredita que “a política monetária está em uma boa posição”. “Vemos que a atual postura de política monetária provavelmente permanecerá apropriada enquanto as informações recebidas sobre a economia permanecerem amplamente consistentes com nossas perspectivas”, afirmou.

Ele disse ainda que, com os efeitos dos cortes de juros ainda sendo sentidos na economia dos EUA, somente uma “reavaliação material” das perspectivas poderia levar o Fed a cortar ainda mais as taxas.

O mercado repercute também a divulgação de dados melhores que o esperado do PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre, que subiu 1,9% em termos anualizados, acima da expectativa de 1,6%. Já o núcleo da inflação medida pelo PCE, bastante acompanhada pelo Fed, avançou a uma taxa anualizada de 2,2%, também acima da expectativa de 2,1%.

“Os números de hoje demonstram que a economia dos EUA segue saudável. Por um lado, é bom porque afasta o risco de uma recessão, mas, por outro, indica que o Fed pode parar de cortar juros, reduzindo um fluxo que poderia ser direcionado aos emergentes”, explica o gestor Victor Candido, da Journey Capital, ao Valor Online.

Destaques

A ação da Magazine Luiza disparou 6,97%, após divulgar que seu lucro líquido do terceiro trimestre deu um salto de 96,7% na comparação com o mesmo período de 2018.

Já a da Cielo perdeu 3,65%. A empresa de pagamento registrou lucro líquido de R$ 358,1 milhões no terceiro trimestre, queda de 51,7% na comparação anual.

A Sabesp avançou 3,37%. A comissão da Câmara que analisa projeto que atualiza o marco legal do saneamento básico aprovou o texto-base da proposta.

O papel do Santander recuou 1,66%, apesar do banco ter divulgado resultados trimestrais acima das estimativas de analistas. No setor, Bradesco ganhou 0,47% e Itaú Unibanco, 0,63%.

Petrobras subiu 1,21% e 0,87% nas ações ordinárias e preferenciais, respectivamente, apesar da queda dos preços do petróleo.

Multiplan avançou 3,73%. A administradora de shopping centers divulgou no final da terça-feira lucro de R$ 121,5 milhões para o terceiro trimestre, acima da previsão de analistas.

Fonte: G1