Câmara de Osasco promove palestra sobre a Semana da Cultura Racional

Instituída por meio da Lei nº 4.963 de 16 de abril de 2019, de autoria dos vereadores Jair Assaf (PROS) e Lúcia da Saúde (PSDC), a Semana da Cultura Racional em Osasco foi tema de palestra realizada no plenário da Câmara Municipal de Osasco neste sábado (14).

Desde 1986, comemora-se o Dia da Cultura Racional em Osasco no segundo dia do mês de setembro de cada ano, pela Lei nº 1899. Agora, a cidade passa a ter uma semana inteira dedicada ao tema, celebrada anualmente a partir do segundo domingo do mês de setembro.

Além dos vereadores que idealizaram a lei, estiveram presentes no evento o diretor da Escola do Parlamento da Câmara de Municipal Osasco, Pr. Marcos Arruda, e os palestrantes divulgadores dessa cultura: José Roberto de Luna, Vanderlei Victor de Moraes, Moisés Gomes Araújo e Edson Alves de Oliveira.

Na palestra, foi explicada a história da Cultura Racional, suas características e principais conceitos. Também foi debatida a importância da racionalidade e da leitura na vida das pessoas. “A leitura muda uma geração, evolui uma nação, traz equilíbrio, harmonia e paz.”, afirmou o palestrante Edson Alves de Oliveira, estudante e propagador dessa cultura desde 1992.

Lúcia da Saúde destacou o mérito de se falar de humanidade, do amor e da paz. “Isso tocou muito meu coração, então trouxe o tema para meu gabinete para entender melhor e, assim, poder transmitir isso para as pessoas, essa energia positiva”, explicou. A vereadora finalizou sua fala agradecendo ao prefeito da cidade, Rogério Lins (Podemos), por ter sancionado a lei com grande rapidez.

O Vereador Jair Assaf encerrou o evento, destacando que o projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores desta Casa Legislativa e agradeceu aos palestrantes por terem comparecido ao evento. “As portas dessa casa estarão sempre abertas para que vocês possam levar conhecimento ao nosso povo”, completou Assaf.

Cultura Racional

Cultura Racional é uma orientação lógica que visa resgatar valores da essência natural do ser humano. Tem como objetivo colocar as pessoas em seu estado natural, aplicando o raciocínio lógico para alcançar o que chamam de “estado de desencanto”. A principal referência dessa cultura é o livro Universo em Desencanto, escrito por Manoel Jacinto Coelho, publicado pela primeira vez em 1971. Simpatizantes visitam casas e instituições da cidade de Osasco desde 1980.