Grupo prepara comemorações dos 110 anos do primeiro voo feito em Osasco

A Prefeitura de Osasco formou grupo de trabalho com representantes da Administração Municipal e entidades da sociedade civil visando a preparação de evento em comemoração aos 110 anos do primeiro voo realizado na América Latina pelo engenheiro franco-brasileiro Dimitri Sensaud de Lavaud, em 7 de janeiro de 1910.

A primeira reunião do grupo aconteceu terça-feira, 3/9, no Paço Municipal. Nos encontros serão definidas as atividades a serem realizadas em janeiro do próximo ano para comemorar a data, um marco na história de Osasco, já que o primeiro voo foi realizado na cidade, onde hoje está situada a Avenida dos Autonomistas.

Nascido em 1882, em Valladoli, na Espanha, filho do barão francês Evariste Sensaud de Lavaud e da russa Alexandrina Bogdanoff, Dimitri batizou o aparelho com as iniciais de seu nome e sobrevoou 105 metros, percorridos em seis segundos e 18 décimos, a uma altura entre três e quatro metros.

A história está registrada no Museu de Osasco. Naturalizado brasileiro, Dimitri veio morar em Osasco em 1898 e faleceu em 21 de abril de 1947, em Paris.

Fonte: Prefeitura de Osasco