Audiência discute propostas para área da saúde na revisão do Plano Diretor

A Câmara Municipal de Osasco promoveu, na noite da última sexta-feira (30), uma audiência pública para discutir como será tratada a saúde na revisão do Plano Diretor do Município.

O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar da Revisão do Plano Diretor e presidido pelo Vereador Tinha Di Ferreira (PTB). Os vereadores Rogério Santos (PODE), Dra. Régia (PDT) e o secretário de Planejamento e Gestão, Bruno Mancini, também compuseram a mesa de trabalhos.

O primeiro a usar a palavra foi o secretário Bruno Mancini. Ele traçou um paralelo entre a densidade demográfica da cidade e a distribuição dos 56 equipamentos de saúde existentes no município, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, Prontos Socorros e centros de atendimento especializado.

Segundo ele, além das barreiras geográficas, existem barreiras sociais que diferenciam muito os bairros da cidade. Mancini explicou que o trabalho vem sendo realizado de modo a garantir que a parcela maior de investimentos seja feita nos territórios que enfrentam maior vulnerabilidade social.

O secretário defendeu o uso de mecanismos de participação e controle social como garantia para que a população possa cobrar e, assim, garantir a implementação de políticas públicas.

Em seguida a Vereadora Dra. Régia destacou a importância da realização das audiências promovidas pela Frente Parlamentar para a promoção de temas de interesse popular dentro da revisão do Plano Diretor.

A parlamentar perguntou sobre a ampliação dos serviços o Samu, que hoje está concentrado na zona Sul da cidade, aumentando o tempo de espera por atendimento nos bairros da Zona Norte.

O Vereador Rogério Santos questionou sobre o que está previsto para os próximos anos no tocante a soluções tecnológicas para a saúde, como informatização de formulários para marcação de consultas e serviços via aplicativos.

A vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Mônica Veloso, elogiou a iniciativa da audiência para discutir o tema, mas lamentou a ausência de representantes da Secretaria de Saúde.

O Vereador Tinha Di Ferreira também criticou a falta de representantes do órgão, e pontuou que esta foi a sexta audiência pública sobre revisão do Plano Diretor promovida pela Câmara.

No que diz respeito à saúde, o parlamentar apontou problemas na rede de saúde, como falta de medicamentos e aumento no número de mortes nos leitos de hospitais.

RESPOSTAS

Bruno Mancini respondeu os questionamentos apresentados pelos palestrantes e pelo público que acompanhou a audiência.

O secretário lembrou que o maior desafio na saúde era resolver o problema da falta de gestão da informação. Segundo ele, após um trabalho de gerenciamento das informações da pasta, foi possível aumentar os repasses de verbas via Sistema único de Saúde (SUS) em 25%.

Ainda de acordo com Mancini, esse trabalho permitiu a melhoria da distribuição dos equipamentos de saúde. “O próximo passo é a gestão tecnológica”, adiantou.

Sobre o Samu, o secretário garantiu que será feito um trabalho de reformulação para encurtar o tempo de atendimento aos pacientes.

Fonte: Câmara de Osasco