Prefeitura quer ampliar escolas em tempo integral

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, usou as redes sociais para anunciar que irá ampliar as escolas em tempo integral. “Neste semestre implantaremos mais uma escola em tempo integral”, informou.

Nas escolas de tempo integral, os estudantes têm as matérias regulares pela manhã e, no período da tarde, participam de atividades extracurriculares. No total são disponibilizadas 13 oficinas: matemática, inglês, capoeira, judô, interação digital, jogos cooperativos, jogos de tabuleiro, teatro, música e dança, futebol e futsal.

A escola em tempo integral era um dos projetos do governo. Hoje, ela funciona na Emef Professora Cecília Corrêa Castelani, no Jardim Califórnia, e na Emef José Veríssimo de Matos, no Jardim Roberto. As duas unidades servem como modelo para a ampliação da oferta diferenciada de ensino.

Esses não são os únicos investimentos em educação. A Prefeitura já entregou 4 novas creches: Jardim São Pedro, Novo Osasco, Jardim Roberto e Vila Vicentina; constrói outras seis unidades, cujas obras estão em estágio avançado: 1º de Maio, Jardim Veloso, Jardim Santa Maria, Vila Menck e Vila Militar. Essas novas creches somadas às duas unidades do Mundo da Criança, que funcionarão na Fito zona norte e Fito zona sul, vão gerar 4 mil novas vagas, reduzindo consideravelmente a fila de espera por vagas.

A Prefeitura também dotou a rede municipal de lousas, que permitem aos professores fazerem apresentações utilizando programas como PowerPoint ou links de sites, já que podem navegar na internet, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas a uma geração que tem o mundo na palma da mão.

Outro destaque fica por conta do projeto Criamundi, que beneficia todos os alunos e professores da pré-escola. Os alunos receberam o conjunto de material de aprendizagem “Mundos do Zé”, que reúne livros, álbuns de arte, fantoches, entre outros, organizados para aproximar a criança das linguagens artística, literária e visual, abrindo espaço para a contação de histórias e expressão de ideais e sentimentos e que incentivam novas descobertas, estimulando a autonomia na execução de tarefas cotidianas das crianças, como escovar os dentes e pentear os cabelos.

Fonte: Site da Prefeitura de Osasco