Guarda Civil Municipal de Osasco comemora 29 anos

Texto: Talita Castro

Imagens: Leandro Palmeira, Marcelo Deck e Sergio Gobatti

Tropa perfilada, viaturas e motocicletas lado a lado, entrada das bandeiras, autoridades e Avenida Bussocaba, em frente à prefeitura, tomada para o evento em grande estilo, que marcou as comemorações pelo 29º ano de existência da Guarda Civil Municipal na terça-feira, 18/6.

A cerimônia teve início após o inspetor Erivan da Silva Gomes solicitar permissão ao prefeito de Osasco, Rogério Lins, para autorizar a incorporação das bandeiras, que foram transportadas por GCMs femininas. Depois do Hino Nacional, houve a bênção do capelão Rodrigo Mendonça.

Raimundo Pereira, comandante da GCM, abriu a série de discursos, ressaltando o trabalho e empenho da tropa. “Faz 29 anos que estamos nessa labuta e felizes, porque recebemos uma missão e a cumprimos com dedicação. Somos os guardiões dessa cidade. Nunca pensamos em não ser uteis para a cidade. Ao contrário, somos servos e sempre prontos em servir a nossa população”.

O secretário de Segurança e Controle Urbano, José Virgolino de Oliveira, lembrou que a carreira dos GCMs é “sedimentada num patamar muito importante, que é a vocação pessoal. E os senhores têm essa vocação e foram convocados para servir, arriscar a própria vida e para proteger e acolher as pessoas que necessitem. São quase três décadas de serviço prestado aos cidadãos de Osasco. É brilhante e notável saber que são reconhecidos pela população e pelas autoridades, por meio do trabalho integrado de Segurança Pública realizado com as polícias Civil e Militar e outros órgãos de segurança. Parabéns!”.

O deputado estadual, coronel Telhada, que comandou a ROTA, participou das comemorações e fez questão de elogiar a Guarda Civil Municipal. “Todos que exercem o serviço de polícia hoje, seja a Guarda Municipal, a Polícia Militar ou Polícia Civil têm feito a diferença na segurança de todos os municípios. Trabalhar unidos é o caminho. Apoiando um ao outro, vibrando pela nossa corporação, pela nossa instituição, derrotaremos o inimigo. Temos que estar unidos e apoiando. Esse é o momento de união de todas as forças de segurança, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Quanto mais fortes formos, mais a sociedade ganha”.

O prefeito Rogério Lins também ressaltou a necessidade da união das forças de segurança. “O inimigo é um só, então esse trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal têm feito a diferença”, reforçou.

Lins disse ainda que aguarda ansioso pelos dias 23 e 24 deste mês para ver os excelentes resultados da corporação. “O que me deixa muito feliz é que cumprimos muitos dos compromissos assumidos na nossa cidade em Segurança Pública: através de concurso público dobramos o efetivo da GCM; acionamos mais 130 GCMs que reforçarão o patrulhamento preventivo; conseguimos implantar câmeras de monitoramento e aplicativos inteligentes, como o Detecta, a muralha eletrônica, conectados ao COI (Centro de Operações Integradas), trazendo tecnologia de Primeiro Mundo para combater a criminalidade e já registrando excelentes resultados. Além disso, alugamos viaturas para não comprometer as rondas, trouxemos motos mais potentes e pudemos ampliar as operações Amanhecer, Lazer e Entardecer Seguro, além da Ronda Escolar”, elencou.

O prefeito aproveitou para dar uma excelente notícia à tropa: “já encaminhamos para a Secretaria de Finanças, além do aumento linear, a concessão de mais 20% na RTP (Regime Especial de Trabalho Policial), uma conquista importante para a categoria”.

Antes do término do evento, com desfile motorizado, houve entrega da Láurea do Mérito Pessoal aos guardas que se destacaram; homenagem aos GCMs que se aposentaram; homenagem em memória do GCM Juracy Alves da Siva, que faleceu nesse mês acometido por uma doença; homenagens aos inspetores Paulo Henrique de Souza e José Carlos Ubaldo, que receberam cartão de Prata; entrega do Certificado “Amigo da Guarda Civil Municipal” e de estatuetas da corporação.

Fonte: http://www.osasco.sp.gov.br/noticias/guarda-civil-municipal-de-osasco-comemora-29-anos