Primeira turma de Padaria Artesanal conclui curso e recebe certificados

Texto: Talita Castro

Fotos: Fernanda Cazarini

Dando continuidade as comemorações do aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura de Osasco, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou a cerimônia de formatura e entrega de certificados da 1ª turma do Curso de Padaria Artesanal do Polo Regional do Fundo Social, que funciona no Espaço Mãos do Futuro, criado numa parceria entre a prefeitura e o governo do Estado de São Paulo.

O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, que foi recepcionada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, Aline Lins, acompanhada pelo prefeito, Rogério Lins, e a vice-prefeita, Ana Maria Rossi.

Aline Lins disse estar muito orgulhosa do trabalho realizado pela equipe do Fundo Social. “Estou muito satisfeita com o resultando que obtivemos com a primeira turma de padaria artesanal. Agradeço aos esforços da equipe que empenhou-se pelo sucesso do projeto”.

O prefeito Rogério Lins enalteceu a ajuda que recebe do governador de São Paulo,  Geraldo Alckmin: “Se eu fosse falar de toda a ajuda que recebemos do governandor nas nossas ações, demoraria três horas, pois, a ajuda e parceria são imensas. Só tenho a agradecer pelos investimentos em nossa cidade”.

Lu Alckmin falou sobre o projeto Padaria Artesanal do Polo Regional. “A ideia surgiu em 2001, quando pensei numa forma de ajudar as pessoas desempregadas. Não basta dar dinheiro. É preciso dar recurso, no caso a capacitação. Ao ter uma formação, a pessoa ganha seu próprio dinheiro. Nesse tempo todo já formamos mais 98 mil pessoas”, disse.

A primeira-dama do Estado fez, ainda, um discurso emocionante às pessoas presentes sobre a importância de darmos valor à vida. “Nada é tão importante quanto termos a pessoa que amamos por perto. Nada é tão importante quanto dizer a essa pessoa o quanto a amamos”.

ESPAÇO MÃOS DO FUTURO

O Espaço Mãos do Futuro foi inaugurado em fevereiro e os cursos tiveram início no dia 27/2. Com duração de quatro dias e duas horas de carga horária de curso por dia, os alunos do curso de Padaria Artesanal aprenderam a fazer pão de mel, sonho, bem casado, panettone, colomba pascal, tortas, quibes, pães e cookies.

Maria Aparecida, dona de casa, 65 anos, uma das alunas disse: “Comecei a fazer o curso por dois motivos. Primeiro, porque aumentará ainda mais a minha renda mensal e, segundo, porque estava me sentindo muito sozinha em casa. Aprendi coisas novas, além de ter feito inúmeros amigos”.