Prefeito entrega Centro de Operações Integradas

Serviço inédito na região atuará em conjunto com as polícias civil e militar e com a GCM para aumentar a segurança na cidade de Osasco

Texto: Ivany Soares
Fotos: Ítalo Cardoso

Duzentas e sessenta e oito vias monitoradas, sessenta e duas câmeras instaladas por meio de uma ação inovadora na região com a mais alta tecnologia, que integrará forças com as polícias Civil e Militar e a GCM para trazer mais segurança para a cidade, com monitoramento 24 horas. Este é o COI (Centro de Operações Integradas), inaugurado na quinta-feira, 30/11, pelo prefeito Rogério Lins, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins.  A cerimônia foi marcada pela bênção do apóstolo Gilson Matias (Missão Carismática Brasileira). 

Também foi disponibilizado o COI móvel, um ônibus totalmente equipado com câmeras de monitoramento, que percorrerá as ruas da cidade. Todas as imagens captadas em alta definição pela central, permanecerão arquivadas por 30 dias e serão compartilhadas com as forças de segurança.

“Tenho muito orgulho de cumprir uma etapa importante do nosso programa de governo, com ações para gerenciar o trânsito, identificar pontos em que ocorrem maior número de acidentes e, principalmente, ajudar no policiamento da cidade”, disse o prefeito Rogério Lins. 

A central somará esforços com outra ação que fará a diferença para a segurança das famílias osasquenses: a contratação de 200 novos guardas da GCM, 80 agentes de trânsito, além da aquisição de 68 veículos, sendo 38 para a Secretaria de Segurança e Controle Urbano e 30 para operar na fiscalização do trânsito.

De acordo com Lins, a segunda etapa da implantação do COI ocorrerá no primeiro semestre de 2018, com a implementação de sensores e câmeras digitais que cobrirão o perímetro de toda a cidade, registrando a entrada e saída dos automóveis. “Será, praticamente, impossível sair da cidade sem ter o veículo identificado. Todas as ações serão integradas com as polícias e ajudarão a coibir roubos e furtos”, afirmou.

O CONECTA integrará a terceira etapa do amplo projeto de segurança, que reunirá num único local informações estratégicas de diversos pontos da cidade, transformando Osasco em uma verdadeira “Smart City”. Atualmente a cidade já é um grande pólo atrativo para empresas de tecnologia com uma das melhores redes de fibra ótica e em breve terá 100% das ruas  com o moderno sistema de iluminação de LED. “Essas ações juntas irão transformar Osasco na cidade que queremos, com segurança para nossas famílias”, concluiu.

O secretário de Segurança e Controle Urbano, Valdeci Magdanelo, destacou a imensa alegria de fazer parte de um projeto tão inovador que vem ao encontro dos anseios da população por mais segurança. “Não nos falta força de vontade e não mediremos esforços para que a nossa população fique mais segura, em parceria com as polícias Civil e Militar, com a GCM”, ressaltou.

O secretário de Transportes e da Mobilidade Urbana, Carlos Eduardo Piteri, salientou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias na tarefa de organizar o trânsito e a mobilidade urbana na cidade. 

Participaram da inauguração do COI, a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, os secretários municipais Pedro Sotero (Finanças), Elsa Oliveira (Assistência Social), Sergio Di Nizo (Administração), Cláudio Monteiro (Obras), José Carlos Vido (Saúde), Bruno Mancini (Seplag), Gelso de Lima (Relações Institucionais), inspetor Raimundo (GCM), Franz Felipe da Luz (Secom); os vereadores Ralfi Silva, Dr. Lindoso (presidente da Câmara Municipal de Osasco), Daniel Matias, Josias da Juco, Alex da Academia, Batista Comunidade, Toniolo, Jair Assaf e Lúcia da Saúde; dr. Mauro Soares (Delegado Seccional de Osasco), dra. Maria Pescarmona (delegada assistente da Seccional Osasco), Regina Mesquita (secretária de Segurança de Barueri), dr. Sérgio Mello (delegado titular do 1º DP de Barueri), Aloysio Mendonça Neto (delegado  da Delegacia de Proteção ao Idoso de Carapicuíba), Flávio Garbin (delegado do 2º DP de Osasco), Eymael Jr. (Delegado da DISE), entre demais autoridades.

Fonte: http://www.osasco.sp.gov.br/noticias/prefeito-rogerio-lins-entrega-centro-de-operacoes-integradas